top of page

Entre os gritos de dentro e os gritos de fora | Bruna Modesto

Dormir deveria ser um ato de paz, não deveria? Descanso pro corpo e pra alma: descaso pra mim.

É tão difícil dormir. Quero dormir. Quero dormir. Quero dormir. Deito. Viro para o lado. Para o outro. Viro de volta. Por que eu disse aquilo? Eu poderia ter ficado quieto naquele momento. Poderia ter agido diferente. Uma palavra, uma atitude, ouvir um pouco mais, falar um pouco menos… um pequeno detalhe pode mudar toda a situação. Viro. Viro. Viro. Não consigo ficar confortável. Se não estou confortável não consigo dormir. Se não consigo dormir me sinto desconfortável. Agonia. Ansiedade. E se? E se? E se? Por que devemos dormir à noite? Por que sinto essa pressão sobre mim? Meu corpo não pode fazer seus próprios horários? Se sinto sono de dia, durmo de dia.

Obedeça! Obedeça! Durma durante a noite, viva durante o dia. Você precisa virar gente. Não deixo de ser gente quando estou acordado à noite. Não entendo. Mas preciso dormir. Quero dormir. Preciso ser gente.

Um minuto passa. Sono. Três minutos passam. Cansaço. Dez minutos passam. Está ficando tarde. Quarenta minutos passam. Por que resistir? Uma hora e trinta e nove minutos passam. Desisto. Levanto. Encho uma xícara de café. Acendo um cigarro. Não gosto do gosto do cigarro quando bebo café. Não gosto do gosto do café quando trago o cigarro. Mas eu continuo fazendo as duas coisas ao mesmo tempo. Coloco uma música. Sem palavras. Já bastam as minhas gritando comigo. Seleciono um instrumental qualquer, pode ser Brim do Ólafur Arnalds. Conto os segundos passando no relógio, e a cada segundo passado, mais culpa presente por estar acordado.

Infância. Infância. Infância. Vista isso! Não se comporte assim. Não chore! Não mexa aí! Não me responda. Não grite. Isso não é para você. Azul não é de menina. Rosa não é de menino. Não. Não. Não. Não. Por que não sinto falta da infância? Quando somos pequenos sentimos uma tremenda vontade de ser adulto, e quando a maioria de nós cresce, preferimos a vida de criança porque ser adulto não é tão legal quanto achávamos que era. Eu prefiro não estar aqui. Não fume. Não beba. Não faça tatuagens. Você não era assim. Não te reconheço. Se não está feliz saia debaixo do meu teto! Não. Não. Não. Seja alguém na vida. Seja. Alguém. Na. Vida. Estude. Trabalhe. Case. Tenha filhos. Diga não para eles também. Não feche esse ciclo. Apago o cigarro. Apago a luz. Todo dia essa guerra de pensamento com espadas que lutam contra minhas mãos atadas.

Quero levantar. Quero levantar. Mas é tão bom dormir quando consigo. Por que temos que acordar pela manhã? Durma durante a noite. Viva durante o dia. É tão difícil acordar quanto dormir. Eu tento. Sento na beirada da cama. Deito de novo. Me cubro. Estou tão confortável, mas me sinto horrível por não conseguir levantar. Obedeça! Obedeça! Sinto culpa por não conseguir acordar. Culpa. Culpa. Culpa. É a mesma guerra. Corpo e mente deveriam ser coisas diferentes. Quero ser só corpo. Quero ser só mente. Não quero ser guerra. Abro o os olhos. Força. Você consegue. Você tem a vida inteira pela frente. Acorde! Acorde! Todos já estão aproveitando a vida. Por que você só dorme?! Não aguento mais! Meus olhos são pesados. Eles carregam minha ansiedade. Fardo. Fardo. Fardo. Carregue seu fardo! Só mais quinze minutos. Já vou levantar. Está tão bom aqui. Me sinto tão bem. Culpa. Me sinto culpado por me sentir bem aqui. Aquele compromisso pode esperar. Estou tão bem. Acorde! Posso pegar o próximo ônibus. Acorde! As pessoas estão te esperando. Acorde! Você precisa tentar! Mas eu me sinto tão bem… Por que você não tenta, pelo menos? Parece tão fácil. É fácil! Só é difícil quando seus demônios são maiores que a sua realidade. Está tão gostoso aqui! Já passou das três da tarde, eu devia levantar. Esse sonho está tão bom! Por que dormir incomoda os outros? Acorde!

Acordo. Faço café. Acendo um cigarro. Dois. Três para tragar toda a culpa. Não consigo fazer nada durante o dia porque não queria estar acordado. Me sinto inútil. Fracasso. Fracasso. Fracasso. Você sabe que horas são? Isso não te faz bem! É por isso que você é assim. É por isso que você não faz nada da vida. É por isso que você não chega a lugar nenhum. Você é o culpado!

Não. Não. Não. Não sou eu. São vocês.

bottom of page