top of page

Mistério no Caribe | Agatha Christie



É o meu primeiro livro de Agatha Christie, logo, não poderei me aprofundar muito no assunto, já que a protagonista é a astuta Miss Marple, que pelo que pesquisei, é uma personagem que aparece em vários títulos da autora, assim como outras personagens que fazem o papel de "detetive" nas narrativas.

Tudo começa com o sobrinho de Jane Marple, o romancista de sucesso Raymond West, que adora alegrar a vida da tão querida tia e propôs que fizessem uma viagem à uma ilha no Caribe, no hotel Palmeira Dourada. Não demora muito para Miss Marple começar a ir à jantares e reuniões no hotel e conhecer outros hóspedes, principalmente, o major Palgrave, um homem já de idade e que falava pelos cotovelos. Sempre contando alguma história que aconteceu ao longo de sua vida agitada durante a juventude. E todos ao redor do major já estavam cansados de tantas histórias que pareciam ser muito duvidosas, exceto a senhorinha Jane Marple que sempre pareceu muito interessada.

Miss Marple se viu entediada naquela ilha, nada acontecia, todos os dias eram iguais. Ela tenta se distrair conversando, fazendo seu tricô, sem nada de surpreendente para umas férias no Caribe, até que chega ao seu ouvido a notícia de que o major Palgrave havia sido encontrado morto em seu quarto, e que a causa era natural, afinal, já era um senhor de idade. Mas Miss Marple achou que a morte natural parecia "natural" demais pro gosto dela. E começou a investigar. Foi falar com o médico que examinou o falecido, o Dr. Graham para sanar suas dúvidas, e quanto mais essa senhorinha descobria coisas, mais mortes e acontecimentos suspeitos aconteciam na bela e falsamente calma ilha do Caribe.

A narrativa surpreende, faz o leitor fazer milhões de perguntas a respeito de quem é o misterioso assassino no meio de tanta gente aparentemente boa e gentil daquela ilha. Quem será que matou o inofensivo major Palgrave? E por que outras mortes sucederam-se? Foi Tim Kendal e Molly, um casal jovem e feliz? Foram os Hillingdons? Foi Gregory Dyson? Foi Arthur Jackson, o criado do Sr. Rafiel? E muitos outros personagens para desconfiar!

bottom of page