Na minha biblioteca tem...
Indie Music
É isso mesmo! Você vai ouvir falar muito sobre Indie aqui no literavivo. Esse gênero descreve artistas e bandas que se jogam na indústria musical independente onde quem manda são os artistas com gravadoras de grande porte e muito, muito dinheiro, né non?
Curiosidade! Pouco se sabe sobre a musica indie. Esse estilo não é nada recente diferente da moda indie (visu). A música indie foi pioneira na junção de diversos outros subgêneros que surgiram em vários períodos entre os anos 80 e 90 como o Britpop (Blur, Elastica) Indie Folk (Beiruti, She & Him) Dream Pop (The Sundays, The Verve) Lo-Fi (Beck, Liz Phair) Shoegaze (Cocteau Twins, Lush) entre muitos outros. São diversos estilos que devivaram do Indie. E vale lembrar que muitas bandas acabam adquirindo vários estilos ao mesmo tempo, como é o caso de Cocteau Twins que se encaixa em quase todos os subgêneros.
Mas foi em entre 2008 e 2010 que aconteceu um big bang de bandas indie entrando no mercado musical, em especial o Indie Rock. Durante este período surgiram bandas como Foals, Vampire Weekend, que ficou famosa por ter uma canção tema da copa de 2010, Friendly Fires, MGMT, Two Door Cinema Club, Yeah Yeah Yeahs, Foster The People, OK GO... ufa, são muitas!
E foi em 2011 que eu cheguei até o Indie, conversas daqui e dali até que eu fui me descobrindo, uma banda atrás da outra, um vicio seguido de outro, músicas que ficam na cabeça e a gente lembra até hoje, sem mais delongas, músicas marcaram meus tempos de colégio!
Começando pela banda indie Alternative Florence e sua The Machine! Sim, foi um grande passo para novas descobertas e marcou meu primeiro ano de ensino médio, Foals foi minha primeira banda indie rock de 2011, Marina & The Diamonds e seu Electra Heart de 2012, apesar de ter conhecido ela muito antes, Friendly Fires graças a um mecanismo de parentesco com Foals citado a cima, Foster The People, meu Deus! Quem não ouvia Pumped Up Kicks? E por fim, no finalzinho do meu terceiro ano surge Strange Mercy de St. Vincent. Todos representados na capa a cima em seus devidos lugares.
Florence + The Machine, Dog Days Are Over
Foals, Ballons
Marina & The Diamonds, Primadonna ♡
Vampire Weekend, A-Punk
Foster The People, Pumped Up Kicks
St. Vincent, Marrow
Outros artistas da tabela (Janelle Monáe, Ladyhawke, The Maccabees, Selah Sue, MGMT, Brazilian Girls e Scissor Sisters)
Créditos: LAST.FM/ YOUTUBE.
Até a próxima.
Comments